sexta-feira, 2 de novembro de 2007

ontem foi a bola de cristal, hj a bola de boliche =]



Bom depois de um maravilhoso post em CAPSLOCK, hoje vou postar normalmente, não menos alegre pelo PENTA-CAMPEONATO EXCLUSIVO do São Paulo, porem postarem sem caps... Hoje vou falar sobre o boliche!
A versão moderna do Boliche nasceu por volta do Século IV ou V na Alemanha. Tinha conotação religiosa e era jogado com 9 pinos colocados em forma de losango. Diz-se que Martinho Lutero gostava tanto desse jogo que mandou construir uma pista particular de Boliche em sua casa.
Os americanos adotaram esse jogo, modificando a colocação dos pinos para a forma triangular e acrescentando mais um pino, sendo batizado como "ten pin bowling". Esse jogo tomou um grande impulso no início do século XX, primeiro nos Estados Unidos e depois expandiu-se pela Europa.










Equipamento completo!


Objetivo

O Boliche tem por finalidade arremessar uma bola sobre uma pista para atingir 10 pinos dispostos numa formação triangular.

Uma partida ou uma "linha" consiste de dez jogadas ("frames"), sendo que em cada delas o jogador tem direito a dois arremessos no máximo, para derrubar todos os pinos. No caso de derrubar todos os dez pinos na primeira jogada ("strike") não deve jogar a segunda bola.

Quando um atleta consegue dois strikes seguidos, ele faz um LIGUE ou DUQUE. O número máximo de pontos numa partida é 300 conseguidos com 12 strikes.







Iabadabadú!





Pistas ("lanes")

As pistas oficiais são de madeira ou sintética, possuem 62 pés (ou 18,20m) de comprimento por 1,07m de largura.

Tradicionalmente, a pista possui dois tipos de madeira, os 6m iniciais que correspondem à área de arremesso ("approach") e o espaço onde ficam os pinos são montados com madeira branca e dura (maple canadense). O meio da pista até onde são colocados os pinos é feito de madeira marfim.

Bolas

São fabricadas com variados materiais, tais como: borracha dura, poliuretano, poliéster, etc. Pesam entre 6 e 16 libras no máximo (2,72kg e 7,25kg), não devem ter mais que 27 polegadas (aproximadamente 22 cm) de diâmetro.












Parece que ela se assustou!




Contagem dos pontos

A pontuação de uma partida ou linha varia de acordo com a quantidade de pinos e a forma como o jogador os derruba, podendo ir de zero (quando nenhum pino é derrubado nas dez jogadas ou "frames") até o máximo possível de 300 pontos, ou seja, doze "strikes" consecutivos.

É evidente que, como cada partida tem dez "frames", só seriam

possíveis dez "strikes", porém se o jogador derrubar todos os pinos no primeiro arremesso do décimo "frame", ele ganha o direito de jogar mais duas bolas, conseguindo assim a chance de completar doze "strikes" numa mesma linha, embora seja muito raro isso ocorrer.

Toda pista possui uma Linha de Falta com mais ou menos 1,2 polegada e na largura da pista, localizada entre o término do "approach" e o início da pista. Se o jogador pisar nesta linha, ao fazer o seu arremesso, perderá a jogada. Existem Linhas de Falta com sensores eletrônicos que detectam a falta através de células foto-elétricas e aplicam a penalidade automaticamente ao infrator, mostrando no monitor de anotações zero ponto ( – ) e, se for o primeiro arremesso, serão colocados nov

amente os dez pinos. Dessa forma, caso o jogador derrube os dez pinos nessa segunda jogada após a falta, será computado um "spare". Se a falta for na segunda jogada, não marcará pontos nessa, valendo apenas os pinos derrubados na primeira jogada.

Exceto quando um strike for feito, o número de pinos derrubados no primeiro lançamento do jogador deverá ser marcado no canto superior esquerdo do quadrado correspondente a cada frame, e o número de pinos derrubados em seu segundo lançamento deverá ser marcado no canto superior direito do quadrado correspondente àquele mesmo frame. Se nenhum pino for derrubado na segunda bola, o espaço referente àquele lançamento deverá ser preenchido com (-). A anotação dos dois lançamentos deverá ser feita imediatamente.










O chris nem joga tããão bem assim....


Bem galera boa noite!!

Nenhum comentário: