quinta-feira, 29 de novembro de 2007

Notícias que Irão mudar o Mundo. Parte IV

Boa noite caros leitores, a notícia que lhes trago hoje é trágica e influenciará nos estudos meus e do Douglas.

Polícia Federal e Ministério da Justiça acompanharão investigações sobre morte de professores

Polícia já abriu inquérito para investigar assassinato de servidores da UFMT
Redação com assessoria

A Polícia Judiciária Civil abriu inquérito policial para apurar as circunstâncias do homicídio da pró-reitora da Universidade Federal de Mato Grosso, Sorahia Miranda Lima (41), do professor do curso de zootecnia Alessandro Luiz Fraga (33) e do prefeito do campus Luiz Mauro Russo (44).

Também por orientação da Secretaria de Justiça e Segurança Pública, a Polícia Civil solicitou que a Polícia Federal acompanhe as investigações desde o início por se tratar de servidores públicos federais. Segundo o delegado regional de Rondonópolis, João Pessoa, os serviços de inteligência das Polícias Civil e Federal estão trabalhando em conjunto no caso, com o objetivo de localizar os verdadeiros autores dos crimes e desvendar as motivações do homicídio.

O delegado ainda informou a Polícia que está ouvindo testemunhas e solicitou perícias no local do homicídio e no veículo em que as vítimas estavam. Foi solicitado ainda, o exame de corpo de delito nos corpos dos três profissionais da UFMT. Uma testemunha teria afirmado que a pré-reitora estava recebendo ameçasas pelo menos há uma semana.
O ministro da Educação, Fernando Haddad, que está em Mato Grosso, também se manifestou sobre o caso. Ele afirmou que o Ministério da Justiça também irá acompanhar as investigações sobre a execução dos servidores da Universidade Federal em Mato Grosso.

Os três profissionais mortos na madrugada de hoje estão sendo velados na capela do Cemitério Vila Aurora, em Rondonópolis. De acordo com a equipe de reportagem da TV Centro América, o enterro da pró-reitora está marcado para ocorrer por volta das 19h de hoje. Já o prefeito do campus, Luís Mauro, será enterrado amanhã (29). A explicação estaria na chegada de uma filha que mora em Belo Horizonte (MG).

O corpo do professor de zootecnia, Alessandro Luis Fraga (33), permaneceu até as 13h na capela do cemitério. Ele foi transladado para a cidade de Catanduvas (SP) em um vôo fretado pela UFMT. A previsão de chegada na cidade é 17h de hoje (horário de Mato Grosso).Seguiram viagem a mulher de Alessandro, um professor e mais um cunhado da vítima.

O reitor da UFMT, Paulo Speller, está a caminho do velório em Rondonópolis juntamente com a pró-reitora administrativa, Adriana Veska Rigon. De Cuiabá, servidores, pró-reitores de pesquisa e alguns professores também estão se dirigindo para a cidade.

Em decorrência da tragédia, o município acabou de decretar Luto Oficial por três dias. O Decreto de nº 4815 classifica o fato como lamentável e explicita a consternação da população rondonopolitana diante do triplo assassinato.Segundo informações da funcionária lotada no setor de Leis e Decretos da prefeitura de Rondonópolis, Sandra Medeiros, o documento deverá ser assinado pelo prefeito Adilton Sachetti e secretário de Governo, Gentil Sérgio Alves do Amaral. As bandeiras já se encontram a meio mastro.

Entenda o Caso

Segundo testemunhas, as vítimas foram surpreendidas por uma pessoa encapuzada por volta de meia noite e meia, em frente à casa de Sorahia Lima, no bairro Colina Verde, em Rondonópolis, quando retornavam de Cuiabá para onde tinham viajado a serviço.
Sorahia Miranda de Lima e Alessandro Luís Fraga morreram na hora. Luís Mauro Russo foi transportado para o hospital mais próximo, mas morreu no centro cirúrgico. Os corpos estão sendo velados na capela do Cemitério Vila Aurora em Rondonópolis.

Conheça o Trabalho dos Profissionais

Sorahia Miranda de Lima nasceu em 13 de fevereiro de 1966. Era professora do Departamento de Educação do Instituto de Ciências Humanas e Sociais do Campus Universitário de Rondonópolis desde dezembro de 1989. Graduou-se em Pedagogia pela Universidade de Brasília. Fez e o Curso de Especialização em Alfabetização pela Universidade Federal de Mato Grosso, era mestra em Educação Escolar Brasileira pela Universidade Federal de Goiás e doutora em Educação pela Universidade Federal de São Carlos.

Em 2004, passou a desenvolver, também, as atividades docentes no Programa de Mestrado da UFMT, do Campus de Cuiabá. Além das atividades acadêmicas, foi coordenadora do curso de Pedagogia, diretora do Instituto de Ciências Humanas e Sociais (ICHS). Coordenou o processo de elaboração do Plano Municipal de Educação naquela cidade e publicou, em 2006, o livro "Ação e Reflexão no Trabalho Docente: Possibilidades e limites de um projeto de formação contínua na escola" pela Editora da UFMT.

Alessandro Luis Fraga nasceu em 11 de julho de 1974 e ingressou na UFMT em maio de 2006. Era professor do curso de Zootecnia, lotado no Instituto de Ciências Exatas e Naturais do Campus Universitário de Rondonópolis.

Luiz Mauro Pires Russo nasceu em 8 de fevereiro de 1963. Começou a trabalhar na UFMT em fevereiro de 1985, tendo sido lotado como técnico administrativo no Departamento de Matemática do Instituto de Ciências Exatas e Naturais do Campus de Rondonópolis. Exercia o cargo de Prefeito do Campus.



FONTE: RMTONLINE.


Boa noite.
Até mais.

Nenhum comentário: